domingo, agosto 30, 2009

DO MEU DIÁRIO

Santa Iria de Azóia, 30 de Agosto de 2009 – Já começámos a ouvir coisas extraordinárias e mais ouviremos até 27 de Setembro próximo. A direita mais direita, que também temos a direita menos direita, acha agora que a solução para os problemas da economia portuguesa passa pela ajuda às PME.
Tempos houve em que o PCP clamava como João no deserto pelo apoio às PME. Porém, como era o PCP a falar, a direita, a mais e a menos, apoiava e estimulava o aparecimento de grandes grupos económicos, porque só assim poderíamos ganhar as batalhas da modernidade, da internacionalização e da competitividade, ou seja as batalhas dos ãos e dos ades. Entretanto veio a crise, exactamente numa altura em que se pensava que as continhas do Estado estavam em ordem, após aquela desgovernação de Barroso e Santana e de Portas com ambos.
Não sabendo bem o que fazer no momento que passa, os passarões do costume baralham e tentam dar de novo, na esperança que da baralhação saiam os trunfos capazes de ganhar o jogo. Sim, que neste momento ainda é tudo um jogo. E lançam a ideia de apoiar as PME, parecendo ser a actual pedra filosofal da direita mais direita. Apoiar as PME é necessário e talvez seja a mais patriótica das soluções, digo eu, por pura intuição, que de economia duvido que até os próprios economistas saibam.
Temo, contudo, que seja apenas um amor de Verão. No Outono, quando se discutir o OE se verá o que vai acontecer. Até lá, deixemos actuar os cartomantes.


Sem comentários: