Santa Iria de Azóia, 12 de Agosto de 2009 - Há muitos anos que a Mata vem perdendo população. E na actualidade, de forma irrversível. Permanecem as viúvas e os viúvos, umas dúzias, poucas, de casais de meia idade, os casais jovens contam-se pelos dedos das mãos, crianças... Bom, e dramático é mesmo não haver crianças, ou serem tão poucas, que, se o projecto educativo "Belgais" acabar, com ele acabarão as vozinhas menininhas que ainda se iam ouvindo e que já não eram de crianças criadas na aldeia.
Nesta altura do ano, com a vinda dos emigrantes, assiste-se sempre a alguma animação. Porém, também estes aprenderam novos caminhos e já não dispensam a praia e o viajar "cá dentro". E ainda bem que assim é, nomeadamente para os emigrantes de segunda e até de terceira geração. Ainda há dias encontrei um jovem, Tiago de seu nome, que me foi apresentado como filho de um amigo, o Zé Reis, no repleto Estádio da Luz.
O pior é nos outros meses todos, em que corremos o risco de atravessar a freguesia sem encontrar vivalma.
2 comentários:
Bom dia, Manel
Eu creio que a Escola vai mesmo fechar, até porque uma boa parte dos meninos não residiam lá e estavam apenas integrados no projecto de Belgais.
Mas infelizmente não é só a Mata, Manel, infelizmente!
Abraço
João
Infelizmente, meu amigo!
Enviar um comentário