quarta-feira, agosto 05, 2009

DO MEU DIÁRIO

Santa Iria de Azóia, 5 de Agosto de 2009 – Anteontem, mais ou menos a esta hora, um sujeito de cerce de sessenta anos, cabelo grisalho, bem vestido e bem falante, que acabara de ser condenado por um tribunal da república a sete anos de prisão, declarava que a justiça o tinha condenado sem que fosse feita prova dos factos, durante o julgamento. Atacou as magistraturas judicial e do ministério público, com a sombranceria de quem sabe que não cumprirá um só dia de prisão.

Falo de Isaltino de Morais, que é presidente da Câmara Municipal de Oeiras e que já foi ministro de uma pasta qualquer, no tempo do actual magnífico presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que, antes de sair na rifa à Europa, nos coube em sorte como primeiro ministro, aqui no rectângulo.

O homem acusava a justiça e proclamava a sua inocência, como se a origem dos milhões mandados para a Suiça e as trapalhadas em Cabo Verde e a fuga ao impostos, segundo os jornais e suponho que admitidas em sede de julgamento, tenham sido explicadas cabalmente, ficando demonstrada a lisura de todos os procedimentos.

Bem sei que não basta acusar; porém, como diz o povo “quem cabritos vende e cabras não tem… Era aconselhável, no mínimo, que o senhor não fosse tão arrogante. Fala do cimo dos seus milhões e confiante de que a justiça continuará inoperante e a proteger os poderosos.

Isaltino não acredita que Portugal poderá vir a ser um país decente.

Era bom, era desejável, era salutar, que ex-companheiros de governo e candidatos a altos cargos se pronunciassem em relação a este caso. Em nome da verdade e da transparência. Não basta o cliché estafado de que se acredita na justiça do país.

4 comentários:

João de Sousa Teixeira disse...

Bom dia, Manel

Meu querido Amigo, não te quero parecer alarve, mas eu conheço esta gente à segunda oração que debitam. E à primeira já fico desconfiado...
Jardins, Isaltinos, Valentins...
É só carninha da perna, como dizia um amigo meu.

Abraço
João

LM,paris disse...

Nao percebi bem o post por cima,
de cima, mas achei graça o da carninha da perna...
bom, como eu sou de Lisboa e vivi anos em Paçod'Arcos...
là o senhor Isaltino diz que vota na familia!
Salvo-seja, vote na dele entao que eu voto na minha.
Mas là se vai candidatar, o senhor doutor " limpo e puro", eu bem me parece que nao hà nada mais sujo que o puro.
Bom, Manuel estou na terra de Victor Hugo, que além de genial escritor, poeta e desenhador, foi um homem justo e empenhado nas leis.
Beijos,
lidia
LM

Manuel da Mata disse...

Amiga Lídia,

Cimo existe e é sinónimo de cume, cima, alto. Parece-me não ter cometido nenhum dislate, embora pudesse ter escrito "do alto dos seus milhões" ou coisa parecida.

Não houve almoço. E ainda estou à espera de um telefonema para a última segunda-feira. Precisava de uma informação, obteve-a e depois não teve tempo. Quando precisar dará de novo à costa.
Eu também. Disse que ainda telefonaria e depois deixa-a partir sem uma palavrinha.
Palavra, que não é de amigo. Por vicissitudes várias ando a falhar. Espero ter tempo para pôr cobro a este comportamento desleixado.

Li o seu apelo e posso publicá-lo no meu blogue.

Num dado momento senti-me sozinho quanto à história do prémio. Eu só queria ajudar e até porque já conheço alguma coisa do seu trabalho em relação ao mito de Inez.

Mas estou sempre disponível para conjugar esforços.

Sê notícias. Beijinho.

PS - Já visitou o "duas lentes", que é um blogue de fotografia, onde também vou editando algumas sem talento, ao contrário da nossa talentosa amiga Alex?

LM,paris disse...

Amigo manuel,
pois entao nao houve déjeuner
sur l'herbE,
Fica para a proxima, os três.
Merci pela resposta , um texto sobre a estrada dos amigos, infelizmente Manuel, nao posso abrir...
pode mandar em word?
Quando tiver tempo.
O prémio...pois, isso é outro nivel jà...viu os premiados????
Isto é um banal convite para
estar no board....
dos " artistas que fazem coisas sobre o mito"...obrigada por ter posto o blog à minha disposiçao para passar este delirante apelo!!!
Vou ver como vou articular isto, tenho que guardar o humor de que necessito para nao estragar tudo.
bjos de Paris,
LM
PS: nao tenho força nos plugins para ver blogs com muitas fotos...bloca-me o computeur...