quarta-feira, outubro 03, 2007

DO MEU DIÁRIO

Santa Iria de Azóia, 3 de Outubro de 2007 – Quando deixei Paris, em Agosto de 1971, a cidade era muito diferente da actual. A demolição dos antigos Halles e a construção, no mesmo espaço, do”Fórum” e do Centro Georges Pompidou, assim como os novos enquadramento, transformaram completamente o “Quartier”.

É certo que se perderam as construções em ferro, o chamado estilo Baltard ou Napoleão III (será assim Lídia? Pergunta-se a quem sabe); porém, libertou-se o espaço do mercado abastecedor e as múltiplas ofertas criadas entretanto, nos domínios da cultura e do lazer, demonstram que a opção foi acertada.

Um tal Pablo Diego de Paula Juan Nepomuceno Maria de los Remedíos Cipriano de la Santísima Trinidad Martyr Patrício Clito Ruiz y Picasso completaria 90 anos em Outubro daquele ano, mas as comemorações começaram muitos meses antes, com exposições e outros eventos. Foi o momento para idolatrar um dos grandes génios da pintura do séc. XX. Escrevo aqui o nome completo de Pablo Picasso, porque me lembrei de um poema de Rafael Albertí, no qual o poeta de Puerto de Santa María reflecte acerca da felicidade da escolha feita por Picasso. Juan Nepomuceno teria tido o mesmo sucesso? E Patrício Clito? Perguntas minhas sugeridas pelas de Albertí.

As comemorações dos 90 anos de Pablo Picasso – ou a parte mais significativa delas – , tiveram lugar nos antigos Halles. A demolição estende-se, assim, à minha própria memória cultural. Devo dizer, no entanto, que foi nos novos Halles que entrei, pela primeira vez, numa loja FNAC. Atraído pelo cheiro do papel, obviamente.
.

4 comentários:

LM,paris disse...

Olà bom-dia, é Baltard eu também vi o ultimo, salvo in-extremis e posto em Sèvres, o numero 9, ouf, hoje mordem os dedos, as maozinhas até ao tutano!
Bem queriam ter guardado aquela arquitectura c'est fini... é sempres assim, pra fazer aquele Forum, centro comercial...OK, hà a FNAC, tanta gente, nao ia acreditar como està o quartier!!!!
Eu moro atràs do Picasso, so se pode andar atràs daquele homem, géniozinho và!
Morreu, acho dia 23 de Abril de 72.
Estes bairros agora estao largados aos" " BÔbôs "...bourgeois bohèmes!
So eles têm dinheiro pra habitarem nestes sitios à la mode!
Vieram pro bairro dos judeus, O Marais, onde està Beaubourg, museu Picasso, e todas as Galeries branchées, e stylismos desconstruidos...au revoir Derrida!
Eu fiquei por estou aqui hà 23 anos e luto pra nao ir parar à banlieu.
Luto...nao tinha reparado...OK, nada de tristezas, nostalgias e pao com manteiga, vamos à vida ela espera-nso pra ser dita. Beijinhos
Bonne journée avec Picasso!!!
OLé
LM



.

LM,paris disse...

Olà manuel, vim cà dar outra vez, foi o Picasso , o homem tem um iman fantastico.
Obrigada por ter vindo dar uma volta ao meu blog. Ontem fui dar com aquele pedaçinho de traduçao, uma tentativa que eu nao sabia se acontecia ou nao...ora bem, lançei-a assim, num domingo com sol, pouco propicio a estas coisas de amores de Pedro e Inez,
là mandei prà vida e zàs, o manuel leu e deu-me ânimo para continuar. Nao gosto de traduzir o que escrevo, fico tonta, prefiro reescrever...merci, si ça marche, je continue.
Quand vous viendrez retrouver vos vieux amis, on ira au Musée Picasso ensemble.Và là, jà temos programas pra Paris! nao é o que falta aqui ...beijinhos e bonne journée manuel.
LM

Manuel da Mata disse...

Lídia,

Almocei com o Zé e falamos de si. E das suas incursões pelo mundo do teatro. Falou-me num espólio, seu, que ele gostaria de editar. Textos com desenhos.
O nosso amigo anda muito atarefado e entusiasmado. A perspectiva de fazer coisas novas, e em grande, fá-lo rejuvenescer.E ainda bem.
Relativamente à sua tradução, é minha convicção que resultou muito bem e deverá continuar, porque confere ao seu "blog" um ecletismo despretencioso, facto que o torna ainda mais atractivo.
Paris. Um dia destes irei; porém, tenho de resolver, entretanto, alguns problemas.Ainda tenho familiares e amigos a residir em Paris e nos arredores.
Os melhores "crêpes" do mundo são os do meu amigo Christian Garnier, em Sceaux, acompanhados com uma garrafa de cidra especial. Com muitos recheios.
Quando aí for, irei consigo visitar o museu Picasso e outras que quiser sugerir-me(nos. A Lídia já é uma amiga.
O tempo continua muito quente para a época. Lisboa terá amanhã 29º.
Beijinho,
Manuel

LM,paris disse...

Ai que bom, crepes...miam, là vou eu ficar com arrendondados nos redondos, e nao é bom pra dançar...magrinhas dà
mais jeito pra saltear o espaço e figuras.Que bom tudo o que me diz, pois eu tenho andado de valise en carton nos nevoeiros e nas teatrices, se tiver leitor de dvd mando-lhe um pra ver se gosta.
Isto està muito dificil amigo, amigos, Sarko e o grupo dos "boys" e das " girls " que por là andam, nao sao dados a coisas de cultura.
Efficacité et profit, mot d'ordre à ministra, que so fala de droits d'auteur, porreiro, quando nao houver mais autores os direitos servem pra quem?
Mas no tempo da elite gauche, eu nao também nao tive jeito pra entrar nestas coisas de artista da Instituiçao. Mau feitio...mais uma palavrinha do Almada:
" tanta coisa pra fazer e esta gente distraida em guerras".
POis eu tento ficar concentrada e isso faz-me avançar e nao olho pra tràs embora me doa ver como esta gente se place...e desculpem là amigos, a mediocridade que por vezes reina aqui no meio.
Estamos em Pàriss...e os espertos continuam de reinar ca malta!!!
O MERCADO, é so isso, o mercado,
o k està a dar.
Querem là saber da nossa cultura, urbana ou outra, é o k lhes pode servir naquele momento, a trangessao virou...
(brasileirismos),Chiro, a instituiçao tem os seus artistas chiros, subversivos...eu depois conto. Obrigada ao Zé por lhe contar as minhas delirantes escritas com desenhos, mise à nue hiperactive, tenho cadernas a mais, desenhos a mais, projectos demais, é tudo a mais e isto deve fazer medo , nao sei, nao posso parar
pra pensar nisso, nao tenho grande estima por quem là està, por raio haviam eles e elas de gostar de mim?Idem. Beijinhos, um bom dia, venho no Natal a Lisboa, podemos ir almoçar todos com o Zé, e todas! bonne journée...ici il pleut.
LM