segunda-feira, junho 25, 2012

DO MEU DIÁRIO


Fotografia retirada do "sítio" da CMCB

Santa Iria de Azoia, 25 de Junho de 2012 - Em 21 de Julho, far-se-á a apresentação de QUADRAS POPULARES – UMAS SIM, OUTRAS QUASE, no Cine-Teatro Avenida, na cidade de Castelo Branco.

Vou regressar ao velho edifício do cinema após uma ausência de décadas. Vou regressar ao velho edifício do cinema, porque não dizê-lo, com alguma comoção e expectativa. Vou regressar ao velho edifício do cinema do qual guardo memória de inúmeros filmes, de outros espectáculos inesquecíveis, de bailes, etc. Vou ao encontro dos meus conterrâneos com um livro de quadras, que é o que tenho, de momento, para lhes oferecer.

Na década de sessenta do século passado, o Cine-Teatro Avenida era um edifício polivalente, embora o cinema fosse a sua principal actividade. Comparável ao Monumental e ao Império, que eram duas grandes e excelentes salas de espectáculos da capital. Tinha duas plateias, um primeiro balcão enorme e, ao cimo deste, um espaço de camarotes. Tinha ainda um segundo balcão com entrada própria, que era conhecido pelo piolho. O senhor Fernando controlava a entrada principal e tratava da sala; o Guilhermino, uma figura castiça da cidade, colocava os cartazes nos sítios do costume e distribuía a restante publicidade.

Sei que o Cine-Teatro Avenida esteve vários anos fechado. Sofreu obras de remodelação e tem agora uma vida diferente. As notícias vão-me chegando, amiúde, através de Cultura Vibra. Ainda que a traça inicial se tenha mantido quase intocável, exteriormente, sei que foram feitas importantes obras no interior. Não sei o que restará da velha sala polivalente, mas mais ao cinema dada, e por isso vou com muita curiosidade.

Vou com um livro de quadras na mão.

Sem comentários: