quinta-feira, maio 15, 2008

GRANDES POETAS

LE DISCOURS SUR LA PAIX

Vers la fin d'un discours extrêmement important
le grand homme d'État trébuchant
sur une belle phrase creuse
tombe dedans
et désemparé la bouche grande ouverte
haletant
montre les dents
et la carie dentaire de ses pacifiques raisonements
met à vif le nerf de la guerre
la délicate question d'argent.

Prévert, Jacques, Paroles, folioPLUS, 1997

DISCURSO SOBRE A PAZ
Tradução de Manuel Barata

Perto do final de um discurso extremamente importante
o grande homem de Estado tropeça
numa bela frase vazia
cai dentro dela
e desamparado com a bocarra aberta
ofegante
mostra os dentes
e a cárie dentária dos seus pacíficos raciocínios
põe a nu o nervo da guerra
a delicada questão de/o/ dinheiro.

2 comentários:

LM,paris disse...

Cher ami, quel drôle et beau texte de Prévert!
Très à la page...actuel!
Sauf que le grand-petit homme d'état que nous avons ici, ne pourrait qu'en tombant, montrer ses dents en or pointues!!!
O nervo da guerra...ontem manif da Pl. d'Italie até République...
contra a reforma do Ensino,fiquei sem pés ou sem botas!!!
Grande manif!
Os artistas là estavam, e fui logo " agredida" por uma sujeita, que se pôs aos gritos que nao iam mais pagar para que os artistas guardassem o regime especial da caixa!
Tinha que ser logo eu com a minha pancarte, que apanhou na cabeça!!
Fiz uma performance...gritei para os meus amigos:
" à genoux les artistes! va, à genoux devant l'autorité..." e depois fiz de santinha de joelhos a cantar o 13 de Maio! Rimos bem!!!
OLhem, atem-me que eu ainda me passo!
Beijos, e vivos artistas!LM

Manuel da Mata disse...

Amiga Lídia,

Estou em dia com o quotidiano francês. Abro o "LE Monde" e leio os grandes títulos.
Pois, imagino a cena... Os artistas pagam sempre as favas, porque os tecnocratas estão-se nas tintas para o belo.Tudo o que não tenha a ver com banca, indústria, dinheiro, lucros, etc., é coisa supérflua. Temos de lhes dar combate.
Nunca lhe disse, mas eu ia muito para a Place D'Italie. Passou por aí o meu roteiro sentimental. As manifs faziam-se da Bastilha para a República. E algumas até ao Père Lachaise. Uma vez desci de Denfert até à Place a pé.Outros tempos.
O dia, hoje, foi de muito sol, mas só com 20º.Omtem, choveu muito na região de Lisboa.
Mantenha-se firme, porque o vosso Sarko vai sair depenadinho da presidência. Nós aqui temos um 1ºministro que faz aprovar as leis e depois diz que as desconhece. Andou a fumar no avião, como os rapazes pequenos, a caminho da Venezuela.Só nesta coisa!

Lídia, tenha um grande fim-de-semana. Beijinhos,
Manuel