segunda-feira, agosto 07, 2006

MONTESINHO



Montesinho é nome de localidade, de serra e de parque natural, no concelho de Bragança.
A serra faz parte de um maciço a que pertencem as serras de Gamoneda, Segundera e Cabrera Baja, que rodeiam o grande lago de Sanábria, de origem glaciar e o maior de Espanha. A portuguesa serra de Montesinho teria certamente outro nome, se Portugal não se tivesse tornado independente e a linha de fronteira não passasse por ali. As montanhas têm ali uma forma arredondada, no cimo das quais são visíveis enormes pedragulhos de granito. Porém, o xisto e o calcário também estão presentes e constituíram-se desde sempre como materiais de construção.
O Parque Natural de Montesinho foi criado em 1979 e é um excelente pulmão do Nordeste de Portugal. O turista ocasional dá-se conta da existência de diversos tipos de pinheiro, muitos castanheiros dispersos e alguns soutos e carvalhos. A flora da serra de Montesinho é, todavia, muito mais variada.
Na povoação de Montesinho, onde predominam as construções antigas, foram executadas obras de restauro, nas últimas décadas, mas respeitando a tradição, ou seja, sem as costumadas agressões nacionais. As poucas construções novas respeitam também a tradição, mormente no que respeita à utilização de materiais.
Como em todo o interior, Montesinho tem perdido muita população e a juventude demanda outras paragens.
É uma aldeia tranquila, que vale sobretudo pelo silêncio, pela qualidade do ar e pela beleza das montanhas. E se for possível ter lá um amigo de qualidade, ir a Montesinho torna-se mesmo um imperativo.

Sem comentários: