sexta-feira, agosto 18, 2006

MATA ( o velho CHAFARIZ)


Na fotografia temos uma vista parcial da Praça do Rossio. Ao centro encontra-se o velho chafariz, agora uns metros mais recuado, provavelmente para facilitar as manobras das camionetas.
Merecia ser bem preservado, porque assistiu a muitas cenas e nem todas edificantes. Durante os longos estios de muitas décadas, este chafariz, que apenas gotejava era o único ponto de abastecimento público de água potável de que a freguesia dispunha. As pessoas esperavam-se horas e horas por um (a) cântaro (a) de água. O que este chafariz podia contar de de mil e uma conversas, de mil e uma horas perdidas!
Este chafariz é ainda a testemunha mais qualificada de muitas iniquidades. A família Melo, cuja casa não se vê na fotografia, podia dispor de muitos cântaros e de empregadas, que os disponham seguidos na bicha. E o bom povo que esperasse, até os cântaros dos senhores estarem todos cheios.
E no entanto, a Senhora D. Conceição até era uma pessoa piedosa e capaz de uma palavra de simpatia para toda a gente. Desta família, quando a casa for vendida, ficará apenas o nome numa rua. E os restos mortais de alguns no cemitério.
Se o chafariz falasse!...

Sem comentários: