quinta-feira, agosto 10, 2006

BRAGANÇA


Bragança, que deu o nome à dinastia iniciada em 1 de Dezembro de 1640 e que só viria a terminar com a implantação da República em 5 de Outubro de 1910, é ainda título honorífico dos pretendentes ao trono de Portugal. Estamos, pois, em presença de uma cidade estreitamente ligada, através do nome, à família que mais tempo governou Portugal.
Situada no nordeste de Portugal, e ainda muito mal servida de acessos rodoviários, esta cidade quase fronteiriça tem crescido à custa das populações das freguesias rurais e mesmo dos concelhos, que sempre é preferível viver na sede do distrito. Sexta-feira, deste tórrido mês de Agosto de 2006, e os espaços contíguos à Sé e ao Palácio da Justiça, com os passeios cheios de gente. É sempre bom ver gente nas ruas e outros espaços públicos das cidades. Falando de espaços, refira-se aqui e agora, que ao contrário de outras cidades antigas, Bragança possui espaços amplos, onde o visitante respira e se sente bem.
O Castelo, deveras altaneiro, e por sinal muito bem conservado, é a jóia da cidade. Com a particularidade de, no interior das muralhas, ainda se poder visitar um monumento único, o "domus municipalis".

Sem comentários: