sexta-feira, junho 13, 2008

DO MEU DIÁRIO

Santa Iria de Azóia, 13 de Junho de 2008 -Compartilho da opinião de que a oposição, na sua totalidade, deveria ser veemente na condenação dos camionistas, que, usando e abusando da sua força efectiva, puseram a nu a fraqueza do poder legítimo do país, quer gostemos dele, quer o detestemos. Muitas foram as vozes que se ergueram neste sentido.

Porém, seguindo a lógica da responsabilização da oposição, também os governos – nomeadamente quando detém maioria absoluta -, deveriam chamar mais vezes a oposição a dar o seu contributo para a feitura das leis e para a resolução dos problemas do país. Aquando das manifestações dos professores, os paladinos da responsabilização assobiaram para o lado. E para o lado assobiam, quando estão em causa direitos fundamentais dos trabalhadores.

Dir-se-ia que se usa de dois pesos e duas medidas, quando a questão é mais séria e o regime fica mais vulnerável. Descobre-se então, subitamente, que a oposição deve colaborar na busca de soluções, e, sobretudo, condenar as acções que possam pôr em causa o poder instituído. É uma visão totalitária do problema, porque não está provado, nem jamais será provado, que este modelo de regime nos há-de governar até ao fim do mundo. Mormente, quando alguns dos detentores do mando usam este a seu bel-prazer, espezinhando os mais fracos, subtraindo-lhes direitos arduamente conquistados. E tudo em nome de um deus sem princípios, mas efectivamente maior, que dá pelo nome de mercado.

Não me venham com a treta de que nada há a fazer no comércio dos combustíveis. Vontade houvesse para refrear os especuladores parasitas e outro galo cantaria. Mas esta é a lógica deste totalitarismo outro em que efectivamente vivemos, globalmente falando.

1 comentário:

LM,paris disse...

Eu voto plo amigo manuel da mata!
Bem dito( assim é como dizer duas coisas numa...-
e parem de nos tomar por parvas e parvos!
Combustiveis hà muitos...!
E jà se sabe hà muito tempo, e jà se utilizam igualmente , mas so que isso nao funciona como monnaie d'échange para jogar na bolsa pra encher as bolsas jà cheiam. Estou animada demais hoje...
o petroleo està , mesmo transformado, na mais infima coisinha de nada que nos tocamos! AHHHH! O plàstico està em tudo...entao, é verdade que nao de fazem baldes com oleo de fritar, mas jà hà baldes que cheguem senhor!
E os professores e os camionistas nao sao tratados da mesma maneira, pois nao. Temos aqui o mesmo problemazito...grandes reformas...
e vamos ter classes com Trinta e tal e mais, pois vao baixar o numero de professores.
Amén.
Bom fim de semana e abaixo o plastico!
beijos,
LM