quinta-feira, dezembro 27, 2007

DO MEU DIÁRIO

Santa Iria de Azóia, 27 de Dezembro de 2007 – Mais palavra menos palavra, o senhor ministro Campos, responsável pela saúde dos portugueses, disse, e eu ouvi numa das televisões, que o criticavam, porque tinha mexido em certos interesses.

Eu vivo numa paróquia da grande Lisboa, de seu nome Santa Iria de Azóia, onde outrora se travaram grandes batalhas pela democracia e mais tarde pela defesa das conquistas de Abril. E aqui em Santa Iria, na verdade, o senhor ministro Campos mexeu com os utentes do SNS, quando transferiu os SAP para Moscavide, onde é atendida a população de Loures Oriental. Aqui em Santa Iria, o senhor ministro Campos mexeu no tempo, na comodidade e no bolso dos mais humildes.

Na Constituição-33, que Salazar, generosamente, outorgou ao povo português, e que nos governou até 25 de Abril de 1974, havia um artigo que dizia mais ou menos isto: os superiores interesses da Nação estão acima dos interesses individuais e colectivos. Salazar tinha da nação um conceito abstractíssimo, como se a dita nação não fosse uma comunidade composta por indivíduos, ligados entre si por um conjunto comum de aspirações, um território, uma língua e uma História. Ainda que o território e a língua não sejam decisivos na definição de nação.

As decisões do senhor ministro Campos são mais comezinhas. Têm a ver com o défice das contas públicas e com os compromissos do PEC. É que esta coisa da Europa, que deu subsídios a muitos tratantes, exige que se corte nas despesas do Estado. E então corta-se cegamente, sobrepondo o défice e os compromissos europeus aos interesses da comunidade. Até um dia, que esta coisa não vai durar mil anos!

Sem comentários: