segunda-feira, setembro 21, 2009

DO MEU DIÁRIO

Santa Iria de Azóia, 21 de Setembro de 2009 – Acedi a um sítio na INTERNET onde se podem consultar os resumos dos jornais diários e para surpresa minha – eu ainda tenho esta pueril capacidade para me deixar surpreender! -, a CDU desapareceu em combate, ou seja, Jerónimo de Sousa e os restantes responsáveis daquela coligação terão resolvido ir de fim-de-semana e mandado a campanha eleitoral às malvas.

Nos resumos dos ditos jornais - DN, JN, Público, CM e I – há referências ao PS, ao PSD e ao BE, mas quanto a comunistas e democratas cristãos, está quieto. Hoje, não abrirei nenhum destes jornais, alguns deles intitulados de referência, porque para mim a referência é óbvia, e eu pertenço àquela categoria de portugueses que não necessita de jornais de referência para decidir o voto.

O meu voto está decidido há muito tempo, porque não passo as legislaturas a olhar para os abrunheiros, ainda que um Abrunheiro, Daniel de seu nome, mereça que olhe para a sua prosa e para a sua poesia. São as contas do meu rosário, mais ou menos longo, e a minha relação com os pulhas da comunicação social. Onde há excepções, bem entendido, que o mundo não pode ser visto a preto e branco e há gente séria em todos os sítios.

O modo como os jornais se comportam – ah, e o que os jornais são capazes de fazer! – só pode ofender a sensibilidade de gente séria. Reflectem os pontos de vista dos interesses instalados, passe o cliché, mais os interesses do BD, digo BE, ainda que devesse chamar-se BD, porque é a barca de todos os descontentes, da direita à esquerda.
Depois não faltarão as notícias e os comentários de declínios e crepúsculos.

Uma votação expressiva na CDU é necessária. Porque é integrada pelo PCP, que é a única força que se opõe, desde o 1º governo constitucional, de Mário Soares, até ao actual, de José Sócrates, às políticas de esmagamento dos direitos dos trabalhadores. E eles sabem-no e por isso silenciam.

Domingo, terão uma surpresa.

1 comentário:

João de Sousa Teixeira disse...

Quadraste tu muito bem, Manel...

Não sabes tu a receita, amigo?
É assim: para a direita eles tiram-se e põem-se conforme são poder ou oposição; para a esquerda... mas estamos a falar de que esquerda? ah, esses, isso é malta porrrrreira
(não porreira, pá, mas porrrreira!).
Comunistas? Já ouvi falar, sim, é gente que diz sempre a mesma coisa, têm uma cassete e repetem o discurso.
A imprensa é democrática, ora essa, cada um compra o jornal que quer...
Digo-o aqui também: O Voto de confiança é na CDU!
Abraço
João