terça-feira, abril 22, 2008

DO MEU DIÁRIO

Santa Iria de Azóia, 20 de Abril de 2008 – Cheguei a casa às 6H20, com a chuva a borrifar-me o pára-brisas, permanentemente. Mais do que nunca, o verso de Machado tem plena oportunidade. Um mês de Abril à antiga, fazendo-me recuar aos anos da infância, que foi feliz, apesar das ausências de meu pai, que perseverava em trabalhar longe, para ganhar mais cinco ou dez escudos, quotidianamente.

Torres Vedras é uma cidade dada às diversões. E aqui radicará, certamente, o facto de realizar o Carnaval mais divertido do país, apesar das contaminações brasileiras. Vou bastantes vezes a Torres Vedras; porém, só uma decidi presenciar a passagem do chamado corso, que já é o estar ali para ver e não para participar nos próprios festejos. E Carnaval é festa de “praça pública”, no dizer sábio de Backtine.

A região de Torres Vedras, onde outrora houve muitas cerâmicas, está a transformá-las em “danceterias” e discotecas, ou seja, espaços de lazer. O que até está bem, porque onde uns deram o canastro para ganharem a vida; outros abanam, agora, o capacete. E neste país Belmiro, que já não produz um alqueire de trigo, é bom haver sítios para abanar o capacete.

Eu sou um rapaz algo melancólico, mas aprecio imenso as pessoas alegres e sempre prontas para a folia e a reinação. E a minha última noite, em Torres Vedras, teve a ver com discotecas e “danceterias”, ou melhor dizendo, espaços para abanar o capacete.

O irrazoável, no meio disto tudo, é que eu fui ver a reinação dos outros e não tive tempo sequer para uma cervejola.



1 comentário:

LM,paris disse...

bom dia amigo manuel, merci pela passagem pelo meu blog, das suas palavras que sempre me dao esperança e carinho com a sua amizade.
Estou sem internet em casa...
venho aqui ao web café,
entao tenho andado um pouco afastada das visitas diàrias ao nosso clube. Mas hoje estive a ver um pouco e là està o manuel pelos caminhos, e em sitios da minha vida e familia.
Da parte do meu pai, e avô, sao de Torres vedras...e Cascais, tao perto da minha casa, é assim espero que em breve o tal almoço que faço questao
partilhà-lo là em casa, e com o Zé! até là, aqui chuva e frio, como d'habitude...Saigon està longe...um beijinho de paris, lidia