sábado, abril 26, 2008

25 DE ABRIL SEMPRE

Santa Iria de Azóia, 26 de Abril de 2008 – Há vários anos que não vou às manifestações comemorativas do 25 de Abril. Não é que me tenha desiludido como aconteceu com muita gente, mas penso que há outras formas de comemorar esta data. Tornou-se tudo demasiado repetitivo e previsível.

E depois, também não vou com aquelas figuras mais ou menos emblemáticas que detiveram o poder e o entregaram aos progenitores políticos dos rapazes que agora nos governam.

Bem sei que o regime que hoje nos governa é incomensuravelmente melhor do que o anterior. De resto, o advérbio incomensuravelmente será sempre curto, porque não há comparação possível entre o regime onde desembocou o 25 de Abril e o do antes do 25 de Abril. Só quem tem a memória curta não saberá indicar meia dúzia de razões de tomo para dizer que, apesar de tudo, Abril valeu a pena.

De qualquer modo, aqui deixo as minhas seis razões para dizer “25 de Abril sempre!”: (1) o fim da guerra colonial, (2) o desmantelamento do regime fascista (e das suas estruturas repressivas), (3) a democracia (ainda que excessivamente formal), (4) o poder local democrático, (5) a integração na EU, (6) o progresso material (apesar da acentuação das desigualdades sociais).
25 DE ABRIL SEMPRE!

Sem comentários: