quarta-feira, agosto 08, 2007

CASTELO BRANCO

Santa Iria de Azóia, 8 de Agossto de 2007 – Castelo Branco está uma cidade bonita. O programa “polis” deixou-a com o centro histórico rejuvenescido. Chamo centro histórico àquele enorme espaço que integra o antigo Regimento de Cavalaria 8, o pequeno mas bonito edifício da Caixa Geral de Depósitos, Paços do Concelho, Governo Civil, Palácio da Justiça, Casa Vilela e a correnteza de edifícios onde ainda funciona o Café Aviz e onde funcionou o aristocrático Arcádia.

É certo que nunca mais nos será restituído o quiosque do Vidal e a Alameda onde se passeava nas cálidas e plácidas noites de Verão; porém, há que reconhecer que a cidade ficou dotada de um espaço invejável para diversas modalidades de lazer e sem os constrangimentos do trânsito automóvel. E depois das obras, que duraram vários anos, os próprios hábitos mudaram e as transformações operadas criaram ou vão criar hábitos novos. É o mundo em permanente mudança.
Sempre estático, no seu posto, só mesmo o insigne "AMATO LUSITANO".

2 comentários:

Alex disse...

Vim desejar um bom fim de semana e maravlhar-me com fotografias de uma terra que só conheço de ouvir falar.

As cidades mudam, crescem, ficam diferentes. E alma das "gentes"?
Mudará?


Um abraço Manuel

José Antunes Ribeiro disse...

Caro Manuel,

Partilho da tua opinião sobre a "nossa" (mais tua do que minha!) cidade. Já estive nos locais de que falas e gostei das mudanças...mesmo se algo se perde sempre!
Achas que a "alma" das "gentes" terá mudado muito? Responde à Alex e a este teu amigo!
Bom Domingo, Viva o Sporting!