domingo, junho 10, 2007

CAMPO MAIOR (TERRAS DE PORTUGAL)

Campo Maior, 4 de Setembro de 1998 - A velha Campo Maior é constituída por ruas estreitas e tortuosas, ainda que o relevo, ali, seja suavíssimo. As casas, na sua esmagadora maioria, têm dimensões reduzidas e são pouco permeáveis à luz. Havia que dar combate à violência dos impiedosos verões.

Ruas e casas exibem limpeza. De resto, a limpeza parece ser uma constante de todo o Alentejo. Pobrezinhos mas limpinhos, parece ser a divisa desta região de Portugal, onde há orgulho em mostrar os ventres das casas em dias festivos.


As chamadas Festas do Povo de Campo Maior são, indubitavelmente, um acontecimento único em Portugal. Em cada rua, em cada praça, em cada beco, os moradores organizam-se para, ao longo de muitos meses, prepararem montanhas de arranjos de papel, que hão-de ser, uma vez colocados na via pública, um motivo de satisfação para os locais e um motivo de peregrinação e espanto para os forasteiros. Acredito que se trata de uma realização ímpar. Tenho pena, todavia, que esta seja a pura arte do efémero. Só o Alentejo, pouco dado ao negócio, poderia construir uma festa assim, que, de certo modo, também constitui a afirmação de uma forma de viver em conformidade com a natureza.

Sem comentários: