quarta-feira, abril 05, 2006

SER DO BENFICA

É evidente que o futebol é hoje uma indústria muito poderosa e que movimenta recursos extraordinários. E o Benfica, à dimensão de Portugal, também é uma indústria poderosa e também movimenta recursos extraordinários.
O Benfica é, todavia, muito mais do que uma indústria poderosa e que movimenta recursos extraordinários. O Benfica é um espaço de afectos, tema para muitas conversas, um estado de espírito, quase uma religião, uma forma de ser português.
Não sei o que é ser do SCP, ainda que já tenha visto muitos sportinguistas chorar. Não sei tão-pouco o que é ser daquele clube cujo nome não se pode pronunciar (como no Harry Potter). O que sei de fonte segura, é que o meu coração trabalha desalmadamente quando o "glorioso" claudica. E também, é claro, quandos os êxitos acontecem.
Escrevo estas linhas antes do embate com o Barcelona. Tenho lugar reservado na bancada central - falo do sofá em frente da televisão-, onde irei torcer com os meus filhos pela vitória do Benfica na eliminatória. É um momento privilegiado de partilha de alegrias e tristezas.
Oxalá que as estrelas de brilho gama do Benfica possam obscurecer as estrelas de brilho alfa do Barcelona.
Oxalá que ao fim da noite possamos ainda, com alegria, discutir o jogo e a vitória do Benfica.

1 comentário:

José Antunes Ribeiro disse...

Caro Manuel,
Hoje também eu era do Benfica!Lamento o resultado, apesar de tudo,justo...Embora o Simão tenha tido o pássaro na mão!...
Aqui fica o abraço de solidariedade do outro lado da 2ª. Circular!...
Até sábado...Vamos ver!

José A. Ribeiro