sexta-feira, abril 07, 2006

BIZANTINICES

Sou fumador com a actividade suspensa há seis anos e fumei seguramente mais de vinte e cinco. Tenho a actividade suspensa por minha decisão livre e consciente e sei quanto custa trilhar este caminho. Não recebo lições de virgens e conselhos dou-os apenas os meus filhos.
A penúltima vez que suspendi a actividade de fumados, após um período de cinco anos sem praticar qualquer acto, fiquei fumando, sofregamente, mais dez. Não fui, todavia, nem mais feliz, nem mais infeliz. O que gozei ou sofri são experiências pessoais impossíveis de partilhar.
Nos últimos seis anos, tenho sofrido múltiplas tentações. Em sonhos, já fumei inúmeras vezes cigarros e charutos. Tenho resistido com quantas forças tenho, porque conheço as desvantagens de ser fumador. Tenho resistido, em suma, porque a minha decisão é livre e consciente. Se me quisessem impor, administrativamente, a abstinência, tudo faria para desrespeitar os fundamentalistas que tudo querem regulamentar.
Portugal é o país do oito e do oitenta. Ainda há poucos, havia tabernas em cujo chão se cuspia e lançavam pontas de cigarro; ainda há anos, se fumava em todas as carruagens dos comboios e era quase impossível utilizar as casas de banho, quer as viagens fossem curtas ou longas; ainda há pouco tempo, as repartições públicas não tinham WC(s) que pudessem ser utilizados pelos utentes. Há trinta anos, mais de setenta por cento do país não teria saneamento básico. Portugal, felizmente, percorreu um longo caminho, no domínio da higiene e da limpeza. Um caminho percorrido democrática e responsavelmente.
No entanto, esta fúria de tudo querer regulamentar está a tornar-se um caso de violação dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos. Em nome da defesa de interesses legítimos de alguns cidadãos, cerceiam-se as liberdades de outros. Esta fúria não é mais do que a pata de alguns a calcar o corpo de outros.
Esta fúria de tudo controlar através de normas rígidas já não pertence aos domínios da democracia. Esta fúria é a visão estreitinha dos que têm da democracia uma visão meramente instrumental. È uma visão totalitária!

1 comentário:

José Antunes Ribeiro disse...

Boa noite, meu caro:)

Não te acompanho nesta opinião, livre claro está!
Deixei de fumar, sou alérgico ao tabaco, e em recintos fechados sou obrigado a fugir! Fuma-se desalmadamente...os mesmos que censuram os toxicodependentes!
Aprovo estas medidas,claro!
Um abraço!