domingo, março 14, 2010

DO MEU DIÁRIO

Santa Iria de Azóia, 14 de Março de 2010 – Na SIC – Notícias, ontem e também hoje, o PPD-PSD teve e tem o seu grande palco para se mostrar ao país. É a asfixia democrática de facto, porque nenhum outro partido beneficiaria de tão larga cobertura por parte de um dos canais Balsemão.
E no entanto, vale apenas seguir um pouco este congresso, porque têm desfilado pelo palco papagaios de grande qualidade: Lopes, Marcelo, Menezes, Mendes, e tantos outros, dos quais o país já não se lembraria. Grandes papagaios, indubitavelmente.
E todos têm aproveitado para desancar o governo de Sócrates, que tem sido também indubitavelmente um mau governo, mas não fica provado que se o PSD-PPD governasse Portugal, Portugal ganhasse muito com a sua governação. As mentiras seriam mais ou menos idênticas e as soluções para os problemas do país as mesmíssimas.
É espantoso que ninguém se tivesse lembrado dos companheiros Manuel Dias Loureiro e José Oliveira e Costa e outros que sempre deram muito da sua inteligência à república. Sem nada pedirem em troca, como hoje se sabe.
E todos têm sido convergentes no apoio do PPD-PSD à reeleição de Cavaco Silva, que tem sido um presidente de facção, ou seja, um presidente de direita, e, sob todos os aspectos, reaccionário.
Todos desancaram em Sócrates, que, indubitavelmente, merece todas as bengaladas no traseiro; porém, nenhum dos intervenientes no congresso do PPD-PSD se lembrou de Dias Loureiro, Oliveira e Costa e outros. Nem das mais valias que Cavaco realizou nas acções não cotadas em bolsa da SLN, detentora do BPN, onde o governo de Sócrates já enterrou dois ou três biliões de euros.
Mas ao PSD-PPD e ao PS basta-lhes um congresso para lavar o passado. Até quando esse passado está repleto de cenas pouco edificantes. E depois surgem, quais virgens imaculadas, para (des)governarem de novo este pobre país.

Sem comentários: