terça-feira, março 09, 2010

DO MEU DIÁRIO

Santa Iria de Azóia, 8 de Março de 2010 – Anteontem, num desastre de aviação, morreu José Inácio da Costa Martins, ministro do trabalho nos governos de Vasco Gonçalves e homem de muitas causas.
Na sua qualidade de oficial da FAP, coube-lhe, na madrugada de 25 de Abril de 1974, a missão de tomar o aeroporto de Lisboa. E foi a partir do momento em que o aeroporto foi tomado, com muita astúcia, sabe-se hoje, que o MFA emitiu o seu primeiro comunicado. Desde aquela madrugada redentora, e durante alguns anos, o nome de Costa Martins tornou-se familiar de todos os portugueses.
Depois da sua passagem pelo ministério do trabalho e do célebre dia de trabalho para a nação, os seus detractores tudo fizeram para o derrubar enquanto pessoa. Através dos tribunais lutou contra a arbitrariedade, ganhando processos e mais processo, numa demonstração inequívoca de que tinha razão. O melhor cadete do seu curso, apesar das vicissitudes da sua carreira, ainda logrou atingir o posto de coronel. Outros foram generais.
Quem voa muito e alto, sujeita-se a quedas violentas. Como Ícaro!

Sem comentários: