sexta-feira, fevereiro 15, 2008

DO MEU DiÁRIO

Santa Iria de Azóia, 15 de Fevereiro de 2008 – Portugal não é a choldra de Eça. É pior. É uma verdadeira súcia. Nomeadamente, as suas elites. A começar pelas que nos governam, pois claro!

Às vezes dói, dói tanto, ler e ouvir certas pessoas, de barriga cheia, a opinar em defesa dos interesses dos poderosos e atacando sempre os mais desprotegidos. É o caso dos ditos liberais que pululam por aí nos jornais e nas televisões, nos “blogues” e nas universidades. Detentores do saber e de cargos – e por vezes também do poder económico -, têm sempre receitas para resolver os problemas do país; mas, as suas soluções passam sempre pelo ataque aos mais fracos e deixam incólumes os do costume.

É desejável que o congresso da CGTP, cujos trabalhos se iniciam hoje, se abra mais às novas realidades. E que, à volta de Manuel Carvalho da Silva, se inicie uma verdadeira renovação da central, sem abdicar, todavia, da defesa contumaz dos direitos dos trabalhadores. Que se inove, se necessário for, no plano estritamente formal, já que no plano do conteúdo, desgraçadamente, não podemos inovar.

Na verdade, as propostas concretas terão de versar os velhos temas: a precarização, os baixos salários, a discriminação do trabalho das mulheres e exploração do trabalho infantil; a defesa da formação profissional, dos direitos dos imigrantes e dos deficientes; a denúncia da desregulamentação do mundo do trabalho, da cada vez mais desigual distribuição da riqueza, etc.

Portanto, lutar, lutar sempre, contra as súcias, para que Portugal deixe de ser uma grande súcia e se torne num país decente, é o caminho!

Sem comentários: