terça-feira, setembro 11, 2007

DO MEU DIÁRIO

Mata, 17 de Setembro de 2000 - Passei à porta da minha primeira escola, na Mata, onde levei muita pancada dos professores Ester e Falcão, esposa e marido, que durante muitos anos foram “donos” da escola e dispunham também para trabalhar da maioria dos alunos. Era um verdadeiro casal de falcões numa terra de gente humilde e espoliada.

Ensinaram várias gerações de matenses a ler, a escrever e a contar, que era aquilo que o Estado Novo queria que as populações rurais soubessem. Mais os rios e as serras e as linhas dos comboios. Da História de Portugal aprendia-se os nomes dos reis, das rainhas e os nomes das batalhas travadas contra os mouros e castelhanos. E mais umas quantas coisas que após os exames todos esquecíamos.

As salas e os recreios estavam separados por um muro, embora as turmas fossem mistas. Não porque isso correspondesse a uma posição progressista, mas apenas por uma questão de gestão. A senhora com a primeira e terceira e o senhor com a segunda e a quarta classes. O método era o da chapada e da reguada. Constituíam excepções a esta regra os filhos e netos dos “terra tenentes”. A Ana Vitória, filha do senhor Joaquim Capinha e neta do senhor António Tomé, suponho que nunca levou reguadas. E a Maria Hermínia Bernardo também não. Os outros levavam todos, ou porque era suposto serem mais rudes ou por não se saberem comportar.

Quando o professor se aproximava do pequeno portão os alunos formavam por alturas. Um aluno escolhido pelo mestre dava as ordens de “firme” e “sentido”. Com um gesto já conhecido do professor fazia-se “direita volver” e lá começava a marcha e um hino que começava assim :”Somos pequenos lusíadas”. Por vezes, era ao som do “um, dois, três, quatro”, que era a versão escolar da versão militar “ope, dois, erdo, direito “. E só depois deste desfile pseudo-cívico, pseudo-militar, pseudo-patriótico, pseudo..., que Deus lhe tenha a alma em sossego, se entrava na sala de aula.

Prometo que voltarei a este assunto. Não para ajustar contas, não para denegrir quem quer que seja, não para reabrir velhas feridas. Quero apenas fazer a minha catarse pessoal e deixar um testemunho de um salazarismo rasca, perpetrado por um servidor acérrimo de um regime sem alma nem coração.

5 comentários:

Alex disse...

Adorei esta crónica Manuel. Porque é uma crónica não é? E vou aguardar pelas restantes. Sou daquelas pessoas que não abre mão das memórias, e gosto quando encontro alguém que gosta de recordar os primórdios da infância.

Poeta é sem dúvida.
Mas gosto muito quando deixa as palavras escorrerem em prosa ao jeito de quem fala com o coração.

Os olhos brilham não é Manuel?
Um excelente dia é o que lhe desejo.

Manuel da Mata disse...

Alex,
Escrevi um diário durante dez anos. Com intermitências, obviamente. Pelo prazer da escrita e para preservar as minhas memórias.
O Zé Ribeiro tem um exemplar completo. Utilizo-o para encher chouriços, ou seja, quando não tenho nada de novo para partilhar.
Os seus comentários dão imensa força. Um dia destes vai também aos Rocha. Comigo e com o Zé Ribeiro.
Um abraço e tudo bom para si Alex.
Manuel

Alex disse...

Um diário Manuel. Que relíquia! Não sei bem quem é que dá força a quem, havemos de falar sobre isso à mesa!

Vamos embora:)

LM,paris disse...

Olà manuel, andei a ver as fotos da Ericeira, é um sitio onde eu ia
antigamente,nao esqueçi,nao deu ultimamente,mas que bom ver os sitios e o mar!
E agora dou com esta sua escrita da memoria da escola e a alex que reage também...
tenho presentes as imagens,sons, sensaçoes desse tempo, das injustiças feitas às crianças, as reguadas, os pobrezinhos que chegavam descalços e nao tinham cadernos.Ficavam sentados de frente para nos, enfrentando os que tinham bata branca, limpinhos, que nao cheiravam a lenha queimada.
Eu ficava tao indignada, nem sabia o que isso queria dizer...sabia , sentia a humilhaçao que era estarem ali em exposiçao!
Chorava e dizia que nao queria que lhes batessem!
A professora nunca mais lhes deu réguadas, porque eu ficava em estado de choque!!!
As vezes serve ser um pouco louca!
E ter de repetir a frase: " Cristo rei, sempre em toda à parte",conheciam esta?
de a maozinha levantada prà frente!
Prontos!!!! Isto era em paço d'Arcos, conhecem? Beijinhos Lm, paris

Manuel da Mata disse...

Olá Lídia!,

Já agora, convido-a a ver mais fotografias da Ericeira. Eu tenho assim como que uma espécie de tara para a fotografia, mas nunca estudei ou li, fosse o que fosse, acerca do asunto. É assim como o vinho feito pelos camponeses para consumo da família: é como a Natureza o deu.
O "Diário" tem de tudo, obviamente. Coisas muito subjectivas e outras menos: política, literatura, cinema, personalidades,países, televisão, etc. E muitas "memórias".
Talvez um dia o publique, porque se trata de uma prosa pouco abundante em Portugal. Mesmo os mais notáveis raramente escrevem diários. Tende-se a considerar esta prosa como algo de efémero, passageiro e sem grande interesse.
Obrigado pela visita.

Beijinho, Lídia.