quinta-feira, julho 05, 2007

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Quando se fala de liberdade de expressão, o grande público não sabe, regra geral, do que se fala. Antes de mais convém esclarecer que a liberdade de expressão existe para uns quantos, que são sempre ouvidos a pretexto de tudo e de nada, funcionando como verdadeiros oráculos.

São especialistas de armamento, especialistas de religiões, especialistas de matéria musical, especialistas de gripe das aves, especialistas do médio oriente, especialistas de assuntos nipónicos, especialistas de tsunamis, especialistas da arte de podar roseiras, especialistas...

No fundo, os especialistas são entes imprescindíveis para que o sol possa nascer todos dias a E e pôr-se a O, para que as nossas mulheres continuem a engravidar e os grãos de trigo a germinar no solo e a crescer à superfície, como diria o impagável e sempre actual Bertolt Brecht.

Lá bem no fundo, os especialistas são aqueles impagáveis seres que, tendo tanto tanto saber, fazem assim como que uma ponte entre os inefáveis deuses e os humanos, rasgando para estes o caminho da luz. Os especialistas são aqueles que nos ajudam a escolher os presidentes e os primeiros ministros e nos convencem da bondade deste país belmiro, cada vez mais injusto e egoísta.

O cidadão comum, o que não publica baboseiras nos jornais e não é ouvido na televisão, sempre disse o que quis dizer. E provavelmente de uma forma mais livre e substantiva do que os jornalistas e outros articulistas. Que estes sabem perfeitamente que quem manda é o indíviduo que tem o chapéu na cabeça, como diria António Lobo Antunes.

Quando me aparecem certas encomendas a falar de liberdade de expressão, apetece-me mandá-las àquela parte. É que muitos delas serviram e servem "seus senhores", de forma acéfala; conformaram-se com a censura e o exame prévio; e, mais amos servirão para defenderem taxos e interesses, para que o pãozinho e o leite não falte no lar às suas criancinhas. Para certas encomendas, a liberdade de expressão é uma treta!

Honra a todos aqueles que, contra ventos e marés, defendem genuinamente a liberdade de expressão e a própria liberdade!

4 comentários:

sonhadora disse...

Lutarei contra ventos e mar�s pela liberdade de express�o. " At� que a voz me doa".
Beijinhos embrulhados em abra�os

Manuel da Mata disse...

Já passei pela sua casa na NET. Embora já os conhecesse, gostei de reler poemas de MTHorta.

Beijos desembrulhados.
Manuel

José Antunes Ribeiro disse...

Manel,
Estaremos novamente a desembrulhar o medo? Francamente, acho que ainda não! O que pode acontecer é um ou outro pequeno tiranete...mas isso varre-se com o vento...

Anónimo disse...

o vento trouxe-nos um Salazarzinho sem Maria, chapéu ou colónias, porém com a postura cinica de quem sorri para a multidão que o apupa e, depois, se queixa a um Governador Civil que torna ilegal uma manifestação por não ter sido autorizada. Resultado: Ìnterrogatórios policiais. Não vimos já isto?

Um Salarzinho com ministros igualmente cinzentos que descarregam sobre funcionários públicos a ira do seu despotismo.

Venha de lá uma cadeirinha, senhores!

Sofia