sexta-feira, julho 06, 2007

BATISTA BASTOS

Um célebre jornalista da lusa praça, tem-se constituído ao longo dos últimos anos, como um dos últimos redutos éticos de Portugal. Chama-se Batista Bastos, Armando Batista Bastos, escreve em português sem mácula, mas a sua voz tonitruante já se assemelha à dos patriarcas bíblicos, que eram assim como que uma ponte entre Deus e os mortais.
Batista Bastos é humano e terreno como todos os seus concidadãos e se o país é o que é, também ele terá a sua quota parte da culpa. Provavelmente, o colunista não terá semeado bem a palavra ou tê-la-á semeado no país errado. Sendo este o país que temos, há que viver nele, denunciando o que está mal, obviamente, mas sem aqueles ares de quem está sempre zangado.
Eu sei o que dói a Batista Bastos. Descontente com o PC, que os outros partidos e a comunicação social reduziram à condição de sobrevivente, o jornalista saíu e aproximou-se do PS, que sempre teve em relação ao PC uma vocação troglodita. Acontece que o PS tem traído todas as esperanças e Batista Bastos sente-se envergonhado. Como já não tem idade para voltar a trás, toca a tratar tudo e todos da mesma forma. Mas era bom que aceitasse o princípio de que os partidos não são todos iguais.
Eu também sou a "choldra!". O lamaçal somos nós todos, os que não ousamos transformar este país, tornando-o decente e um lugar de fraternidade. Eu também sou a "choldra!", porque vou aceitando que me espoliem de todos os meus direitos. Eu também sou a "choldra!", porque ponho os meus interesses à frente da colectividade. Eu também sou a "choldra!", porque abdiquei de ser revolucionário e de transformar o mundo.
Exactamente o que fez BB!Por isso não dou conselhos a ninguém!

2 comentários:

José Antunes Ribeiro disse...

Caro Manel,

Sou amigo do B.B.! Tenho por ele uma grande admiração. Jornalista, sim! Escritor, sim!
Agora não concordo com este tom sem piedade em relação ao país, em relação a nós todos...
Há uns anos, no tal Prec, tive ocasião de receber em minha casa um elemento da Frente Polisário.Agora já posso começar a falar destas coisas! Ou ainda não?!...Eu queixava-me, queixava-me, e a certa altura ele disse-me: "Mas nós só lutamos para ter aquilo que vocês já conquistaram!"
Esta conversa deixou-me a pensar!
A tua conversa deixou-me a pensar...
Um abraço.Bom Domingo!

Daniel Abrunheiro disse...

Muito bem observado, Manel.