quinta-feira, julho 05, 2007

AGOSTINHO DA SILVA

Agostinho da Silva era, indiscutivelmente, uma personalidade fascinante. E talvez seja mais produtivo procurar as origens desse fascínio, do que etiquetá-lo de pensador e /ou filósofo. Em minha humilde opinião, aquele homem que os portugueses já conheceram no crepúsculo da vida, foi alguém que soube usar magistralmente a comunicação e galvanizar a juventude com algumas ideias simples, mas fortes.

Agostinho da Silva logrou alcançar grande popularidade, nos finais da década de oitenta do século passado, num período de grande optimismo nacional, resultante do crescimento económico e da saúde financeira do país. O discurso de Agostinho da Silva, que os seus seguidores dizem equidistante dos conceitos de direita e de esquerda, estava, todavia, em consonância com o ambiente geral do país. "A situação" deu-lhe espaço e meios para expor as suas ideias. Dali nunca viria mal ao mundo.

Os seguidores de Agostinho da Silva eram, sobretudo, jovens universitários, que enchiam os espaços onde o velho professor, num tom quase sempre informal, fornecia as suas ideias e as suas receitas. Muitos deles, agora já bem instalados na vida, já não seguiriam o homem simples e sem apetites pelas coisas materiais. Agostinho da Silva era um pregador da utopia.

Para quem nunca tenha lido recomendo vivamente A Vida de S. Francisco de Assis de Agostinho da Silva, que é uma lindíssima biografia da vida do santo. Um belo poema em prosa, onde Agostinho mais do que em outros escritos nos dá a sua verdadeira dimensão: o amor aos humildes e à silplicidade. A obra é uma edição da ULMEIRO e pode ser adquirida na LIVRARTE.

Não é esta a matriz dos filósofos e dos grandes pensadores.

3 comentários:

José Antunes Ribeiro disse...

Que coincidência! Hoje mesmo fui deixar um comentário sobre o Agostinho da Silva no blog http://arecalcitrante.blogspot.com

e recordo a ida dele à Faculdade de Letras a convite da Associação de Estudantes por meu intermédio e a forma como ele começou a sua intervenção no Anfiteatro Um. Tu estavas lá?
Um abraço!

José Antunes Ribeiro disse...

Manuel,
Vou ser mais explícito, posso? Se houver algum interessado nalguma obra do Professor Agostinho da Silva pode ir a www.abebooks.com

(à Livrarte, por exemplo, que é parte desta comunidade de 13500 livreiros de todo o mundo, a maior rede online de venda de livros!)
e encomendar a preços módicos!
Passe a publicidade!

Manuel da Mata disse...

Meu caro José,

Tu gozas, na minha casa, de amplas liberdades.
Eu esqueço-me sempre do abebooks. Ainda não interiorizei a coisa.
Então não vamos aos tabuleiros?
No que à liberdade de expressão concerne, há que dar combate, logo no ninho, a certa rapaziada. Se não varrermos o lixo todos os dias, acumula-se e depois é muito mais difícil de limpar.
Um abraço, companheiro!