sexta-feira, junho 30, 2006

MEU PORTUGALETO

Perdidas as colónias, Portugal ficou um país pequeno. Mesmo contando com as adjacências da Madeira e dos Açores. E a prova de que o rectângulo é pequeno e a sua população escassa, se outras provas não existissem, é-nos dada pela presença de meia dúzia de artistas em tudo o que é espaço lúdico, artístico, cultural, político, etc. Sendo o espaço pequeno e a população escassa, é obvio que não há talentos.

Sendo poucos os talentos como já se disse e repete para que se não esqueça, há que agarrá-los e espremê-los, para que o bom povo não fique privado da sua erudição. Nesta linha se insere a presença de Rebelo de Sousa como comentador de futebol, neste tempo de mundial. Mas há outras presenças, igualmente cativantes e eruditas, que habitam na pantalha: António Vitorino de Almeida, Simone de Oliveira e mais uns quantos.

Eu não tenho nada contra aquelas pessoas. Acho apenas que a sua presença torna o país monótono. Não haverá por aí outros portugueses, mesmo menos eruditos e de verbo mais perro, que nos possam educar e entreter? Repito: eu não tenho nada contra aquelas pessoas e outras cujos nomes não me ocorrem agora. São portugueses de muita qualidade e muito estimáveis, mas fazem este país repetitivo e descolorido.

Eu sei que as intenções são boas e que tudo é feito para nosso bem.

Amén.

Sem comentários: