domingo, junho 25, 2006

AINDA OS PROFESSORES

Concordo inteiramente com o meu amigo José Ribeiro, quando afirma que as corporações defendem os seus e que há professores assim e assado. De resto, com a provecta idade que vamos tendo, ambos conhecemos ao longo da vida professores excepcionais, outros assim-assim e outros ainda que não mereceriam sequer a denominação.
O que me dói não é o facto da corporação poder funcionar bem. Dói-me, verdadeiramente, o facto da corporação não ter capacidade de auto-crítica e de não intervir para corrigir e melhorar o sistema. Eu gostava que a Escola Pública fosse capaz de dialogar construtivamente com a totalidade da comunidade escolar, porque há vivências, saberes e experiências, que poderiam contribuir para melhorar o nosso nível de ensino.
A minha amiga Lucília Mendes mandou-me por correio electrónico um documento espantoso, no qual se defendem - e muito bem-, os professores. Eu estou de acordo e até assino de cruz. Conheço a especificidade da matéria e revejo-me no documento. Porém, o meu problema é outro. Uma quantidade apreciável de professores não faz aquilo que o documento diz que os professores fazem. Se assim fosse, a nossa Escola Pública seria excelente e ambos sabemos que a realidade é bem diferente.
Verdadeiramente, eu apenas queria que a Escola Pública fosse um modelo de virtudes democráticas e de cidadania, o que está longe, muito longe de se verificar. O saber é muitas vezes arrogante e totalitário!

Sem comentários: