sábado, março 07, 2009

DO MEU DIÁRIO

Santa Iria de Azóia, 7 de Março de 2009 – A crise é séria e já atinge muitas famílias portuguesas. Nomeadamente, aquelas em que alguns dos seus membros já perderam o seu posto de trabalho. Tudo se agudizará nos próximos tempos e já há os que prevêem muita agitação nas ruas. Os sábios chegam agora à conclusão a que eu já tinha chegado há vários anos neste espaço e não sou pago principescamente para debitar opinião. E quando previ que tudo voltaria a resolver-se nas ruas, a questão não era de fé.

Com o advento do “reaganismo”, ou seja, do neo-liberalismo, concluiu-se que se tinha chegado ao fim da História. Ideia peregrina, sem dúvida, porque ninguém pode dispor, à moda de testamento de bens pessoais, para o futuro da humanidade. E o mesmo se poderá dizer da chamada morte das ideologias. Nem a História chegou ao fim, nem as ideologias passaram de moda.

Era bom que se tirassem todas as consequências da actual crise e que se responsabilizassem os apóstolos da saníssima e libérrima concorrência que, afinal de contas, nos conduziu a este beco. E não me venham agora com a “porra” do regulador não ter cumprido. O caso é de polícia e há que prender os ladrões, que, diga-se com toda a frontalidade, foram os apóstolos das desgraças presentes.

Quem, de entre tantos, terá a coragem de se acusar na praça pública?

Sem comentários: