domingo, janeiro 29, 2012

DO MEU DIÁRIO


Santa Iria de Azóia, 29 de Janeiro de 2012 – Ainda que queira ser muito firme, o nervoso miudinho, sem que o demonstre muito, começa a tomar conta de mim. Não, não tem a ver com o facto de hoje comemorar um aniversário, ou seja, trigésimo segundo aniversário de uma vida partilhada, que, nos tempos que correm, merecia música e foguetório; mas, no momento presente, o que me cria o tal nervoso miudinho é a ida do João, dentro de três dias, para terras de Vera Cruz. Vai fazer um semestre de intercâmbio escolar e espero que traga muitas ideias novas, que de ideias velhas andamos todos fartos.


O almoço de família foi hoje, e não ontem, porque os avós dos meus filhos ontem decidiram ir ao lançamento de uma livro de Jaime Serra, evento que teve lugar no detestável forte de Peniche. Foi hoje, portanto, o almoço de família, que ajudei a confeccionar, o que sempre faço com agrado, quando tenho tempo. Tempo e vagar, como se diz na minha Mata natal.


Ao contrário do que possa parecer, estes almoços têm a sua importância. Até linguística, porque hoje falou-se de alguém que era modista e o vocábulo modista há muito que o não ouvia. É sinónimo de costureira, pois claro. Mas os mais jovens poderiam intuir que se tratava de alguém que gostasse de andar na moda.


Ocorreu-me então a ideia de que esta palavra se está a transformar num verdadeiro arcaísmo, porque a generalidade dos falantes deixou de a utilizar. Os substantivos ou nomes servem para designar os seres, as coisas, as ideias e outras realidades, existentes no mundo. Quando deixam de existir, dizem as gramáticas, é porque a realidade nomeada deixou de existir; porque uma palavra melhor surgiu no sistema da língua para designar a mesma realidade, ou, simplesmente, porque os falantes se esqueceram dela. É o caso de modista, obviamente.


Há outras palavras que começam a entrar em desuso, nomeadamente, honradez, probidade e pundonor, todas sinónimas!, e é destas que estamos muito precisados, nos conturbados tempos que correm.

Sem comentários: