sexta-feira, dezembro 25, 2009

DO MEU DIÁRIO

Santa Iria de Azóia, 26 de Dezembro de 2009 – Ontem, ocorreu-me a ideia de utilizar o “facebook” para sugerir a algumas pessoas uma campanha a favor da atribuição do prémio Inez de Castro a Lídia Martinez.

O prémio foi atribuído a personalidades de mérito indiscutível como Teolinda Gersão e António Osório. Este último é não só um grande poeta, mas também um dos poetas da minha preferência. E no entanto, penso que há uma personalidade que, antes de qualquer outra, merecia ser agraciada com o galardão atribuído pela Fundação Inês de Castro: Lídia Martinez.

Apesar do apelido, Lídia Martinez é portuguesa; porém, vive em França há décadas, onde tem exercido múltiplas actividades artísticas, com o mito “inesiano” como pano de fundo. Lídia dança, escreve poesia e textos dramáticos, pinta, desenha, etc., fazendo do amor de Pedro e Inez o grande “leit-motiv” do seu trabalho. Com a particularidade de o fazer fora de Portugal, ainda que a Portugal traga, de quando em vez, a representação e a dança. As Cartas de Pedro e Inez foram editadas pela Ulmeiro e estão esgotadas.

Pelo que afirmo no parágrafo anterior, Lídia merece ser agraciada com o Prémio Inez de Castro. Para mim, que não tenho quaisquer dúvidas, é uma questão de elementar justiça. Espero que não continue a prevalecer a lógica do círculo fechado e do amiguismo.

1 comentário:

João de Sousa Teixeira disse...

O meu facebook é a fingir. Alguém aqui na CM mo criou mas eu nunca o abri, nem sei de que cor é...

Abraço
João