domingo, janeiro 18, 2009

DO MEU DIÁRIO

Santa Iria de Azóia, 18 de Janeiro de 2009 – O senhor Obama tomará posse, na próxima terça-feira, 20 de Janeiro, como manda a tradição. Em Washington são esperadas cerca de cinco milhões de almas, que emprestarão ruído e cor ao evento.

Provavelmente, os cinco milhões de americanos que vão festejar a chegada de um negro à Casa Branca querem também festejar o fim de uma era de mal-estar à escala planetária e o início de um tempo de paz e bem-estar. Que assim seja, são os meus votos.

Eu não sou um optimista, é consabido, mas sei que fazer pior é difícil e por isso mesmo quero comungar deste optimismo generalizado. Sei que Guantánamo não fechará as portas na próxima quarta-feira. E sei ainda que Israel não deixará de flagelar os palestinos nas próximas semanas. Quero acreditar, contudo, que no fim deste mandato de Obama, os EUA restabelecerão relações com Cuba, acabarão com a ignomínia que é Guantánamo e ajudarão a Palestina a tornar-se num Estado independente.

Se assim for, o meu programa mínimo cumprir-se-á.

4 comentários:

Anónimo disse...

Lembras-te disto, Manel?

AR(R)ANHÕES




Compram candeias
por trinta dinheirias,
depois cobrem de teias
ministérios e sacristias.

Sugam-nos as veias
nas noites dos dias,
como centopeias:
traiçoeiras, esguias.


Estendem-nos o manto
como em procissões,
tecem o encanto.

E nós, que tecelões!
Tecemos em cada canto
a penumbra dos serões.


João de Sousa Teixeira



In Ro(s)tos do Meu País
1972
Abraço

Manuel da Mata disse...

Arrumei os teus livros ontem, na minha biblioteca. Estás entre o Correia Tavares e o Torga.
É um trabalho hercúleo este de ordenar os livros: E faz doer as costas e deixa as pernas a doer.
Abraço,
Manuel

Anónimo disse...

Digamos que estou bem "imparado"...
Já tu "estás" no sítio dos meus amigos, poetas ou não. Critérios...

Abraço
João Teixeira

Manuel da Mata disse...

Há momentos em que temos de decidir estas coisas, para não corrermos o risco de não encontrar o que queremos, num dado momento.
Brincadeira àparte,saberei sempre onde estão os livros dos meus amigos, mesmo que encostados a outros títulos.

Um abraço.
Manuel