domingo, agosto 24, 2008

DO MEU DIÁRIO

Charneca da Cotovia, 24 de Agosto de 2008 – O país anda sobressaltado com a onda de assaltos, e, sobretudo, com o grau de sofisticação de alguns deles. Algo começa a fazer-se com requinte no reino de Portugal. Não há recurso às novas tecnologias propriamente ditas, mas as coisas fazem-se, nalguns casos, com o uso de muita massa encefálica.

Eu não sei se é impressão minha, mas a presente vaga parece ter-se intensificado com a divulgação da lista dos mais ricos de Portugal. Claro que não tem nada a ver, porque crime é crime, e as reivindicações fazem-se nos locais apropriados. Mas que esta vaga de assaltos é obra de bandidos que esta sociedade vai sornamente gerando, não tenho quaisquer dúvidas.

Os partidos de direita aproveitam esta magna ocasião para desancar no governo de esquerda dito, mas com alma e práticas de direita. Não há-de ser por acaso que o poder é sempre exercido pela trindade PS, PPD-PSD e CDS-PP, que vai (des)governando o reino desde os idos de 1976. E com soluções idênticas, mais coisa, menos coisa. No caso vertente, com mais dois mil polícias.

Eu não tenho o hábito de reflectir acerca destes fenómenos, mas alguma coisa deve estar mal, quando todo o mundo ocidental investe tanto em polícias, armamento e equipamentos de vídeo vigilância. E até em condomínios fechados, que são os castelinhos que, de certo modo, são réplicas modernas dos castelos medievais.

Por que razão ou razões andarão os títeres que nos governam com tantas preocupações de segurança? O que motiva esta onda de assaltos? Eu não sei o quê, mas algo fede por aqui. Eu vou-me embora para Elsinor. Lá, onde o príncipe também tem dúvidas!

Sem comentários: