segunda-feira, dezembro 26, 2011

DO MEU DIÁRIO

Altar da Sr.ª de Mércoles

Santa Iria de Azóia, 26 de Dezembro de 2011 – Nos últimos tempos tenho-me entregado muito à preguiça. Uma leitura ou outra, meias-horas de marcha para combater a sedentarização e pouco mais. Mas isto não pode continuar!


Ontem, já tarde, peguei no último “Reconquista” e na segunda página deparei com um poema de Tarsício Alves, padre, alusivo à quadra natalícia e aos tempos que vão correndo. Agradável surpresa, porque Tarsício Alves foi meu explicador de latim, no primeiro ano da década de setenta (do século passado, claro) e com ele tive o primeiro contacto com os textos de Cícero.


Era um jovem padre que se dedicava à poesia e ao estudo das línguas. Sabia latim e grego (clássico e moderno), francês, italiano, russo, inglês, hebraico e outras! Sim, e outras! E ainda tinha tempo para dedicar ao estudo do património, tendo editado um trabalho sobre a capela de Nossa Senhora de Mércoles. Um sábio e um ser humano de eleição.


Castelo Branco merece este Homem!

1 comentário:

Anónimo disse...

Oh Barata da Mata!

Um conselho e uma sugestão:

a)Conselho:
O padre Tarsício Alves que tanto exaltas é um ultramontano tenebroso, pelo que não consigo descortinar o teu embevecimento, considerando o teu posicionamento político - talvez convenha termos informação e conhecimento antes de tomarmos poição. Quanto ao trabalho sobre a capela da Nossa Senhora de Mércoles, na minha opinião é lixo.

b)Sugestão:
Agora que, finalmente, estás reformado da entediante A.P.talvez possas "retornar" à Mata e arranjar como ocupação o apascentar um pequeno rebanho de ovelhas e cultivar uma horta. Seria um real contributo ao suster da desertificação do interior e, ao mesmo tempo, dar liberdade à veia "Caeiro" possuis no teu interior.

P.S. Quem será que assim te escreve? Alvíssaras pela adivinhação!