sábado, março 10, 2012

DO MEU DIÁRIO

Santa Iria de Azóia, 10 de Março de 2012 – Há oito dias foi-me oferecido um livro, Crónicas de maldizer, da autoria de um causídico de Abrantes, de seu nome Eurico Heitor Consciência. Trata-se de uma compilação de crónicas publicadas no jornal O RIBATEJO, dirigido por Joaquim Duarte.
Tive, desde sempre, um apetite voraz por crónicas. Não admira, assim, que tenha dado prioridade às crónicas de Consciência, para ficar de bem com a minha. Em boa hora o fiz, porque se trata de um livro admirável. Por várias razões: a qualidade da escrita, a pertinência da matéria das crónicas, a visão premonitória do autor em muitos dos seus textos e também muito humor e sarcasmo.
Na crónica intitulada “Senhor Menino Jesus” pode ler-se: Peço-te que acabes com os subsídios de Bruxelas, porque os dinheiros de Bruxelas estão dando o que deram os dinheiros da canela e da pimenta da Índia e os do ouro do Brasil: aumento dos consumos e da preguiça com redução da produção e corrupção, crimes e desigualdades afrontosas. Com os subsídios, os ricos estão cada vez mais ricos, os pobres estão cada vez mais pobres (e endividados) e os da classe média, de tão endividados, caminham para pobres” (2000.12).
Num certo sentido, este livro de crónicas é um manual sobre as questões da cidadania. E nem só. Verdadeiramente imperdível.
Consciência, Eurico Heitor, Crónicas de mal dizer, JORTEJO EDIÇÕES, Santarém, Julho de 2005.

Sem comentários: